Postagens populares

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Trabalho!

Meus 12 seguidores estavam preocupados com o meu sumiço. Calma, eu não virei comida de algum cão de certo amigo de um ex-goleiro, nem ganhei na Mega-Sena (infelizmente) e tampouco fugi para as Ilhas Fiji.
Desde terça-feira, dia 5 de outubro, voltei a ter trabalho remunerado (jogar assiduamente o Mafia Wars e o Music Challenge não me garante qualquer ajuda de custo). Agora sou um feliz pesquisador para um projeto de livro da Confederação Brasileira de Atletismo. É a conjunção de duas paixões - história e esporte.
Estou tendo o privilégio de conviver com a equipe da Gazeta Net e de folhear edições de A Gazeta e da Gazeta Esportiva da década de 1940 para cá. Uma oportunidade de ver textos e fotos incríveis. Exemplos: uma foto de uma prova de ciclismo numa preliminar de um jogo do Corinthians, no Pacaembu, um lance de um jogo de futebol  com a Concha Acústica do mesmo Pacaembu de fundo; no mesmo estádio, o estacionamento dos carros da época (americanos principalmente) alinhados de forma organizada, sem flanelinhas, nos morros do Pacaembu. Uma foto do inesquecível Oswaldo Brandão, técnico do Timão/77, novinho como jogador do Palmeiras. O novato Baltazar ainda não era o Cabecinha de Ouro. Leônidas da Silva e Heleno de Freitas na Seleção, que tinha jogadores com meias na cabeça. Fotos de Argentina 4 x 3 Brasil, pela Copa Roca de 1946, no Pacaembu, época que os argentinos eram favoritíssimos. Um anúncio da venda de um Ford 1933 em perfeito estado, movido a gasogênio, combustível usado durante a II Guerra. Propaganda de uma loção para barba a base de lysoform. Tempos que fotos de jogadores da Portuguesa estampavam uma página inteira. Que o industrial Moisés Lucarelli lançava os alicerces do estádio da Ponte Preta, que mais tarde receberia o nome dele. Enquanto isso, o Bangu inaugurava o Estádio Proletário, que na véspera da Copa de 70, teve um inusitado amistoso entre o dono da casa e a seleção do Tri, que terminou empatado por 1 x 1.
Em 1945, o Pinheiros sediava a primeira edição do Troféu Brasil de Atletismo com a mais moderna pista da América do Sul. O estádio das Laranjeiras, do Flu, era usado para competições de Atletismo. A Gazeta divulgava os páreos do Trote da Vila Guilherme, o Paulista de Base-Ball (como escrevia na época), os campeonatos da várzea, os torneios no interior e na Baixada Santista e usava as fotos enviadas pelas agências internacionais com as legendas originais em inglês. Um barato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário