Postagens populares

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O dia de votação está chegando. Que medo!

Um comediante foi eleito prefeito da capital da Islândia, o segundo cargo mais importante daquele país. Tiririca deverá ser o Cacareco da eleição de domingo. Sem falar na bruxa Úrsula (ver Pequena Sereia), digo Dilma, que está bem pertinho da Presidência. Depois de ver a lista de candidatos a deputados federais e estaduais por SP, estou pensando seriamente em disputar o próximo pleito (eu escrevi PLEITO e não peito).
Nesta terça-feira, gastei quase 1h para fazer a cola que levarei à sessão eleitoral. Quem for fazer isso sugiro ir ao site do Terra, que organizou a coisa direitinho. Só de deputados tanto federais quanto estaduais, há mais de 2.000 candidatos.
Meu método é simples - acompanhar diariamente o que fazem os atuais deputados e ver se tem algum novato que fuja da rotina de promessas ou  que seja uma pessoa séria e honesta. Como os partidos existem apenas como balcões de negócios (e negociatas), o jeito é arriscar.
Presidente, por exemplo. Não gostaria de um terceiro mandato do Lula, digo o primeiro da Dilma. Confio nela tanto quanto no Marcola ou no Ricardo Teixeira, para falar de alguns bandidos conhecidos. Terei de recorrer ao voto útil. A dúvida fica entre o Serra e a Marina, que infelizmente vai virar vendedora da Natura.
Senador: temos que eleger dois. Marta e Netinho, nem com o segundo me ameaçando me bater. Tuma precisa cuidar da saúde (dele). Sobram o resto. Por eliminação ficarei com o Aloysio, que tem uma trajetória de respeito, e com o Ricardo Young, do PV, um simpático desconhecido.
O problema começa na escolha dos deputados. A lista é material quente para humoristas. Além dos Tiriricas, KLBs, Ronaldo Esper, Agnaldo Timóteo, Vampeta, Dinei, Marcelinho Carioca, os herdeiros do Enéas (meu colega de mesa no Aqui e Agora. Pessoalmente, nada tinha da agressividade que revelou como político), tem cada figura. Bin Laden é candidato. Barack Obama também. Pé Vermelho. Seu Amiguinho. Vejam as fotos. Tem cara com peruca, mulher vesga. Show de horrores.
Depois de extensa pesquisa, separei sete possíveis recebedores do meu voto para deputado federal: o delegado Protógenes Queiroz (PC DO B), o meu ex-professor de Física do Equipe e atual vereador Eliseu Gabriel (PSB), Luiza Eluf (PV), Mara Gabrilli (PSDB), Silvio Torres (PSDB), Walter Feldman (PSDB) e a Zulaiê Cobra (DEM). Como se vê, são gente de diversos partidos e que podem melhorar o nível de representação no Congresso.
Problema mesmo é achar um deputado estadual. São mais candidatos do que para federal, mas dá desespero percorrer a lista e ver que são fracos, inexpressivos, tão inúteis como a Assembleia que, normalmente, apoia tudo que o governador de plantão mandar. Por isso, estou em dúvida em três opções - anular, votar em branco ou na Regina Gonçalves (PV), indicada pelo meu amigo Moraes Eggers. Aceito sugestões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário